A Comitiva técnica do FUNPREVAL – Fundo de Previdência de Águas Lindas de Goiás participou do  54° Congresso Nacional da ADIPEM que aconteceu no período de 10 a 12 de Novembro de 2021 na Capital do estado, Goiânia/GO.

A comitiva foi composta pelo gestor, Valdevino Gomes da Silva, Céline Tércio Rosa – Gerente de Benefícios, Luciana Silvano Santos – Gerente de Tesouraria, Antônia Josefa Leite Bezerra – Presidente do CMP.

O evento foi realizado no Centro de Convenções aconteceu no período de 10 a 12 de Novembro de 2021 na Capital do estado, Goiânia/GO. O Congresso foi  direcionado aos gestores de Regime Próprios de Previdência Social (RPPS), servidores municipais, conselheiros de RPPS e demais interessados, com objetivo de sensibilizar e capacitar para uma gestão de qualidade e sustentabilidade. Participaram cerca de 1,2 mil pessoas de todo o país. O congresso ofereceu palestras, troca de experiências com gestores de RPPS e especialistas nacionais.

Para o Congresso, os temas da programação abordaram as questões atuais que estão sendo enfrentadas no cotidiano das entidades previdenciárias em suas diversas áreas, tais como benefícios, gestão, investimentos, contabilidade, questões políticas e administrativas.

Nos dois dias do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conferir debates de assuntos recentes da agenda previdenciária. Renomados especialistas em Previdência Pública, bem como de Técnicos da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda já confirmaram a participação.

Segundo dados do IBGE, hoje no Brasil são 2.111 municípios com Regime Próprio de Previdência Social – RPPS dando cobertura a seus servidores públicos titulares de cargos efetivos. Em Goiás são 171 entidades.

Regime Próprio de Previdência Social é uma modalidade de Previdência Pública voltada a servidores concursados e seus beneficiários. É como um fundo de investimento que oferece benefícios de aposentadoria e pensão por morte aos seus segurados e favorecidos. É intitulado Regime Próprio porque cada um dos entes públicos federativos, como União, Estados, Distrito Federal e Municípios, pode ter o seu.

ABIPEM

ABIPEM é uma entidade civil, de direito privado, de âmbito nacional, sem fins lucrativos. Como representante das Instituições de Previdência e Assistência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, tem por objetivo congregar as instituições que dela participam através de um constante processo de aprimoramento de seu conhecimento técnico-administrativo, de atividades de intercâmbio, da realização de congressos nacionais e encontros regionais discutindo e difundindo os princípios da doutrina previdenciária e assistencial. Estas atividades têm como finalidade assegurar o desenvolvimento econômico, técnico, administrativo e social das instituições filiadas, visando o bem-estar de seus segurados e beneficiários.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Por Alyson Lemos