No último dia (7), o Comitê de Investimentos (COMIN) do FUNPREVAL, em caráter ordinário, se reuniu no prédio do FUNPREVAL para discutir e deliberar sobre importantes questões relacionadas aos investimentos do fundo. O COMIN, responsável por orientar e decidir sobre a alocação de recursos, desempenha um papel crucial na preservação e multiplicação das contribuições previdenciárias destinadas ao FUNPREVAL.

Reunião de aprovação da Política de Investimentos no FUNPREVAL. | Foto: FUNPREVAL

O COMIN tem em sua composição membros da Unidade Gestora e do Conselho Municipal de Previdência, conforme previsto na Lei Complementar n° 003/2016 e, na oportunidade, estiveram presentes o Sr. Valdevino Gomes da Silva, Gestor do FUNPREVAL (membro nato), a Sra. Luciana Santos Silvano, Tesoureira do FUNPREVAL (membro nato) e Sr. Francisco José Vieira Veloso (membro indicado pelo CMP). O Sr. Juan, consultor da Sete Confiança Investimentos também compôs a mesa dos trabalhos desta reunião contribuindo com sua expertise.

A pauta da reunião incluiu a apresentação dos resultados dos investimentos dos últimos meses, um momento crucial para avaliar o desempenho das aplicações financeiras do FUNPREVAL. Além disso, a discussão mais significativa da reunião foi dedicada à apresentação, análise e aprovação da Política de Investimentos para o ano de 2024.

A Política de Investimentos é um instrumento estratégico que define as diretrizes para as movimentações financeiras do FUNPREVAL no próximo ano. Sua elaboração segue as melhores práticas de mercado e é orientada pela consultoria de investimentos Sete Confiança.

Vale ressaltar que a Política de Investimentos também está alinhada com as diretrizes da legislação vigente e as instruções normativas dos órgãos regulamentadores e fiscalizadores, como o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Ministério da Previdência Social e os tribunais de contas, entre outros.

A aprovação dessa política é um marco fundamental, pois delineia as estratégias que nortearão as decisões de investimento, visando otimizar os retornos e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e solidez do FUNPREVAL.

A presença do consultor Juan e a aderência estrita às normativas demonstram o comprometimento do COMIN em assegurar a gestão responsável e transparente dos recursos previdenciários. O resultado desta reunião impactará diretamente a saúde financeira do fundo e, por consequência, o futuro das contribuições previdenciárias dos participantes.

O FUNPREVAL reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos, colocando sempre em primeiro plano o interesse e a segurança dos beneficiários.