O Fundo de Previdência de Águas Lindas de Goiás – FUNPREVAL, realizou na última quarta-feira(5), o lançamento do primeiro sistema de Gestão Previdenciária do município que vai facilitar o acesso dos servidores públicos municipais na busca de informações.

A equipe do FUNPREVAL recebeu o treinamento técnico para entender como irá funcionar o novo sistema. O objetivo é fornecer para o Fundo de Previdência, um acervo modernizado de documentos atualizados.

Conforme o responsável técnico, Gabriel Inácio, o sistema irá oferecer de forma mais cômoda e rápida serviços que só eram possíveis in loco.“São serviços para que o FUNPREVAL tenha um melhor atendimento e maior celeridade nos atendimentos”, completou.

A Tesoureira do e servidora do município, Luciana Silvano, comemorou a chegada do serviço.

“O FUNPREVAL tem tido um crescimento das suas ações e procura ofertar um serviço de qualidade para os servidores municipais, a previdência é muito importante é o futuro dos servidores, por isso que a gente procura trabalhar com responsabilidade em todas as nossas ações”, disse.

Luciana Silvano também destacou o apoio da Prefeitura Municipal para a melhoria dos serviços prestados aos servidores.

“Nessa gestão em especial conseguimos alguns avanços, como a implantação do aplicativo que irá permitir que os servidores tenham acesso de forma remota à informação, porque os aposentados já têm uma idade avançada, e a gente sabe que é difícil eles se deslocarem até aqui para buscar algum serviço, o software vai auxiliar esses segurados alcançar os serviços de uma forma mais rápida”, pontuou.

Curso de boas Práticas Previdenciárias

Os Servidores do Município, também serão capacitados com um curso de boas práticas previdenciárias, que serve como referência a ser seguido para alcançar a eficácia da gestão.

De acordo com a gestora do Pró-gestão, Juscilene, existe um grande empenho por parte dos servidores em melhorar a educação previdenciária.

“A intenção é que essa educação previdenciária possa chegar até os servidores, aposentados e pensionistas e servidores ativos de águas Lindas, a educação previdenciária faz o trabalho de ensinar o que é o FUNPREVAL e a importância do RPPS para o segurado e seus dependentes”, completou.

A equipe de colaboradores do FUNPREVAL, receberá certificados pela empresa, que proporcionará benefícios internos e externos à organização. Será feita uma análise de todo o serviço prestado de Previdência Pública dos Servidores – RPPS, de Águas Lindas, usando como parâmetro o manual de boas práticas previdenciárias, qualificando os servidores.

Implementação do Aplicativo

Será realizado um censo previdenciário, com objetivo de atualizar toda base de dados do Regime Próprio de Previdência Social, no município, englobando seus segurados: servidores efetivos, aposentados e pensionistas e seus dependentes. Eles serão convocados neste exercício de 2022, para comparecer ao FUNPREVAL a fim de realizarem o seu recadastramento, em que receberão instruções para o uso do aplicativo, que permitirá realizar a Prova de Vida de forma automatizada, sem a presença do servidor na sede do RPPS, isto é, de forma remota.

Além disso, com o uso do aplicativo, os segurados poderão visualizar e imprimir os seus contracheques e, dentre outras funcionalidades, este recurso permitirá mais agilidade, transparência e confiabilidade.

O Gestor do FUNPREVAL, Valdevino Silva, destacou a importância das melhorias para a equipe técnica e servidores do município.

“O FUNPREVAL busca adotar um novo modelo organizacional de Gestão com foco no segurado com melhorias no atendimento e agilidade na concessão de benefícios, buscando equilíbrio financeiro, produtividade e uma gestão transparente”, concluiu.

Para os servidores da ativa, além de todos esses serviços, também é possível fazer a simulação de benefícios como aposentadoria, verificando a que regras ele se enquadra e em quanto tempo poderá solicitar a aposentadoria.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Geann Fernandes